Rinoplastia: cirurgia complexa que exige profissionais especializados.
Rinoplastia: cirurgia complexa que exige profissionais especializados.
Você pode ser um ótimo(a) candidato(a) à rinoplastia se:
O que a Rinoplastia pode melhorar?
Formato
Você quer um nariz menor, menos projetado, mais afinado, mais alinhado ou com a ponta mais arrebitada? A simulação pré-operatória será uma ferramenta para mostrar o quanto podemos alterar o formato do seu nariz com a cirurgia, além de ajudar no planejamento cirúrgico.
Funcionalidade
As técnicas de Rinoplastia atuais partem do princípio que o que deixa o nariz naturalmente bonito também melhora a qualidade da sua respiração. Além disso, podemos associar cirurgias de correção de desvio do septo nasal, redução dos cornetos nasais e/ou tratamento cirúrgico de sinusite crônica quando necessário.
Resultados
Resultados naturais e harmônicos com o seu rosto passam a ser vistos após 6-12 meses de procedimento.
Explicando alguns termos que você já pode ter ouvido sobre Rinoplastia:
- Rinoplastia de Redução: Objetiva reduzir o tamanho do nariz ou de partes específicas, como a ponta e/ou o dorso. Para manter a forma nasal, é usual o uso de enxertos de cartilagem, porém o septo nasal costuma suprir essa necessidade.
- Rinoplastia de Aumento: Objetiva aumentar a projeção do nariz de ponta e/ou dorso. É comum em pacientes com nariz com características negróides ou asiáticas, em que o nariz é largo na visão de frente e baixo na visão de lado. O uso de enxertos de cartilagem é a regra e há maior chance de precisar captar cartilagem de costela e/ou orelha.
- Rinoplastia ou Rinosseptoplastia Funcional: Objetiva prioritariamente melhorar a função respiratória do nariz através da correção, não só de desvios de septo quando presentes, mas também de estreitamentos ou fragilidades das válvulas nasais internas e/ou externas.
- Rinoplastia Secundária (ou Revisional): Feita para corrigir ou ajustar resultados de uma rinoplastia anterior, buscando melhorias estéticas e/ou funcionais.
- Rinoplastia Aberta: O cirurgião faz uma pequena incisão na base do nariz para ter acesso total à estrutura nasal, permitindo uma maior precisão na cirurgia.
- Rinoplastia Fechada: Todas as incisões são feitas dentro do nariz, sem cicatrizes visíveis, sendo ideal para correções menores.
- Rinoplastia Estruturada: A nova forma nasal é obtida através da colocação de enxertos principalmente de cartilagem do próprio paciente, sobretudo do septo nasal e, em casos selecionados, da costela ou da orelha. Garante suporte e durabilidade e é usada tanto na correção estética quanto funcional.
- Rinoplastia Preservadora: Durante a rinoplastia, usa-se técnicas para preservar estruturas da ponta e/ou dorso nasal com o objetivo trazer um resultado natural e funcional sem o uso de enxertos. Apenas alguns tipos de nariz podem se beneficiar desse tipo de abordagem. Geralmente são narizes que necessitam de mudanças sutis.
- Rinoplastia Híbrida: Trata-se da Rinoplastia mais atual, porque há a combinação de técnicas da Rinoplastia Estruturada e Rinoplastia Preservadora para trazer suporte, durabilidade, naturalidade, função e minimizar o uso de enxertos de cartilagem.
- Rinoplastia Ultrassônica: Ao invés de usar ferramentas tradicionais para esculpir o osso, essa técnica utiliza um dispositivo ultrassônico que molda o nariz com extrema precisão e minimiza traumas aos tecidos ao redor.
Como se preparar para a Rinoplastia?
A preparação para a Rinoplastia envolve alguns cuidados importantes para garantir a segurança e o sucesso da cirurgia:
- Antes de agendar a cirurgia:
- Cuidados com a saúde: É essencial adotar uma rotina de vida saudável, com alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e controle de doenças crônicas. Evite abuso de bebidas alcoólicas ou drogas.
- O consumo de tabaco deve ser abandonado no mínimo 30 dias antes da cirurgia, pois interfere na cicatrização e aumenta o risco anestésico.
- Medicações: Informe ao médico sobre todas as medicações, implantes e suplementos que utiliza, pois alguns podem interferir na coagulação ou ação de anestésicos.
- Exames pré-operatórios: Incluem exames laboratoriais, de imagem e eletrocardiograma e servem tanto para o planejamento cirúrgico quanto para avaliação do risco cirúrgico-anestésico. Alguns pacientes necessitarão de uma avaliação cardiológica e/ou de outras especialidades para garantir a segurança do procedimento.
- Uma consulta dermatológica pode ser necessária para garantir uma pele bem tratada que valorize os resultados da rinoplastia (principalmente para pacientes com a pele grossa).
- Se for usuário de óculos de grau, agende uma consulta com seu oftalmologista para buscar alternativas, porque os óculos serão contraindicados por 6-12 semanas pós-rinoplastia.
- Na semana anterior:
- Evite medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico ou Ginkgo biloba pelo menos por 1 semana antes da data marcada e anti–inflamatórios, 3 dias antes.
- Procure ter uma alimentação saudável, evite bebida alcoólica, durma cedo e tome bastante líquido (prefira água).
- Em caso de febre, dor de garganta, tosse ou outros sintomas, avise seu médico imediatamente.
- Na véspera da cirurgia:
- Siga a orientação de jejum do médico, de pelo menos 8 horas.
- Remova piercings, jóias, pêlos faciais (como barba e/ou bigode) e esmaltes das unhas.
- No dia da cirurgia:
- Compareça ao hospital com antecedência e leve os exames solicitados e os medicamentos de uso contínuo.
- Evite o uso de cremes e maquiagem.
Como é a internação da Rinoplastia?
A Rinoplastia segura é feita em centro cirúrgico hospitalar, pois esse é um ambiente rigorosamente esterilizado, controlado, com monitoramento constante, equipamentos adequados e uma equipe de médicos especialistas e de enfermagem para oferecer todo conforto, segurança e bem-estar para o paciente.
A anestesia mais utilizada é a geral por garantir segurança no manejo da via aérea do paciente e contar com a vigilância constante do médico anestesista. Cuidados para prevenção de trombose são feitos de forma rotineira e de acordo com protocolos de segurança.
A duração da cirurgia varia bastante de acordo com o planejamento cirúrgico e complexidade do caso, mas usualmente fica entre 3 a 5 horas.
O tempo de internação costuma ser de até uma diária hospitalar e, em alguns casos, é possível alta no mesmo dia.
O que esperar no pós-operatório:
No pós-operatório, é normal que o paciente sinta algum desconforto (quase não há dor), inchaço, nariz entupido e, em alguns casos, leve sangramento. A recuperação leva algumas semanas, mas os principais cuidados incluem:
- Controle do inchaço e manchas roxas: Através de compressas frias e manutenção da cabeceira elevada ao dormir.
- Lavagem nasal: O uso de soro fisiológico ajuda a limpar as vias nasais e evitar o acúmulo de crostas e possíveis infecções.
- Repouso: Atividades habituais (estudo e/ou trabalho) podem ser retomadas em 5-14 dias a depender de cada caso. Atividades físicas intensas devem ser evitadas nas primeiras 3-4 semanas para não comprometer a cicatrização.
- Uso de proteção solar e evitar exposição direta ao sol para prevenir alterações na coloração da pele ao redor do nariz.
- Uso de óculos: evitados nas primeiras 6-12 semanas.
Possíveis complicações
Embora segura, a rinoplastia pode apresentar complicações, como sangramento nasal, infecção da ferida operatória, hematoma do septo nasal, sinusite, aderências e raramente perfuração septal. Para evitá-las, siga os cuidados pós-operatórios.
Resultados
Os resultados da rinoplastia são graduais, porque o inchaço (edema) regride de forma lenta. A nova forma nasal começa a aparecer a partir de 2 a 3 meses, porém o resultado final virá com 6 meses a 1 ano. O acompanhamento pós-operatório é essencial para monitorar a cicatrização e o resultado da cirurgia. Marque consultas regulares com seu cirurgião e não hesite em informar qualquer sintoma incomum.
Para mais informações, agende uma consulta e saiba como o procedimento pode beneficiar sua saúde e autoestima.